segunda-feira, 12 de abril de 2010

HISTÓRIA EM QUADRINHO

Histórias em quadrinhos podem ser classificadas como produção cultural, aproximando-se de pinturas, esculturas, livros, poemas e cinema e, como esses
suportes culturais, o quadrinho recebe grande influência do mundo ao seu redor, pois História e cultura estão diretamente relacionadas.

No Brasil, os quadrinhos têm se relacionado com a educação desde a primeira revista O Tico-Tico, publicada em 1905.

O mangá ou manga é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos japonesas, o seu estilo próprio de desenho e o movimento artístico relacionado.

CARACTERÍSTICAS DAS HQs

1- Na HQ, o tempo e o lugar costumam ser indicados pela própria imagem.
2- Algumas histórias apresentam quadrinhos com legenda. Trata-se de um pequeno texto que descreve algum fato ou informa alguma coisa, geralmente relacionada com o início da história.
3- Existem diferentes tipos de balões (o balão é um elemento característico dos quadrinhos) que partem geralmente da boca das personagens, nos quais aparece a fala ou o pensamento delas.
4- A letra usada no balão, geralmente, é de forma, maiúscula e parece ter sido desenhada à mão.
5- Por vezes, as palavras são escritas em negrito, com um traço mais forte do que o normal, pois indica a maneira como são pronunciadas, com tom de voz mais alto ou ênfase.
6- Há palavras que procuram imitar, na escrita, certos sons e ruídos. Essas palavras são chamadas de onomatopéias. O sinal de pontuação que costuma acompanhar as onomatopéias é o ponto de exclamação.
7- As personagens das histórias em quadrinhos costumam usar uma linguagem informal, isto é, bem parecida com o jeito como falamos no dia-a-dia.

Nenhum comentário: